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sábado, 5 de junho de 2010

CRIANDO A CULTURA DA QUALIDADE E DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO.




DIÁRIO DE BORDO: Ao aplicar treinamentos e consultorias em diferentes empresas pude constatar que estas se encontram em vários estágios evolutivos como organizações corporativas no que se refere a uma cultura voltada para a Qualidade e para as BPF. Lendo um artigo de David Markovitz fundador e presidente da empresa GMP Training Systems, Inc. da Califórnia resolvi transformar o artigo em uma ferramenta de diagnóstico que pode ser utilizado pela liderança de uma empresa para avaliar a percepção individual e coletiva sobre esta cultura e assim propor tomada de ações.


As ações explicam mais que as palavras e os melhores ensinamentos são dados pelo exemplo. Estabelecer uma cultura da qualidade dentro da organização a partir da alta gerência cria um ambiente que inspira os funcionários a se orgulharem do seu trabalho e assim seguir as boas práticas instituídas.

Companhias que seguem as normas BPF entendem este conceito. Algumas apresentam a cultura da qualidade, porém outras não. Para criar sua própria cultura da qualidade basta olhar para as companhias de sucesso e aquelas não tão bem sucedidas e ver o que elas estão fazendo.

Entre as companhias que operam dentro do guarda-chuva de um órgão de regulação, aquelas que não observam a cultura da qualidade dentro da sua organização são as que recebem maior atenção dessas agências regulatórias.

Abaixo é apresentado um “checklist” para avaliar o nível de aderência à cultura da qualidade e ao cumprimento das normas BPF de uma companhia regulada. Lembrando que é sempre mais barato investir em atividades que levem à cultura da qualidade do que ter que dispensar tempo e dinheiro com ações corretivas apontadas pelas agencias reguladoras.

Atribua notas de 1 a 10 conforme o nível de concordância com as afirmações abaixo.

1

A alta gerência assume a responsabilidade pela qualidade e o cumprimento das BPF. Este aspecto não é algo delegado para a área da qualidade ou pessoal de assuntos regulatórios.

2

A alta gerência enxerga as questões relativas à qualidade da mesma maneira que as questões de produção.

3

A alta gerência equilibra as necessidades do negócio com os requisitos da qualidade.

4

As normativas BPF são vistas como boas práticas do negócio (BPN).

5

Qualidade e cumprimento com os requisitos BPF são vistos como a única forma aceitável de fazer negócio.

6

Todos da organização reconhecem que é inaceitável correr riscos com relação às BPF.

7

Todos da organização procuram ativamente fazer as coisas certas a todo o momento.

8

A liberdade de expressão prevalece em toda a organização. Todos são encorajados a dizer se algo está errado ou necessita melhoria.

9

Qualidade e cumprimento BPF são vistos com uma oportunidade e não como uma obrigação, e são reconhecidos assim por todos da organização.

10

As pessoas da organização enfocam temas difíceis e não ficam receosas em tomar decisões desconfortáveis se esta é a coisa certa a ser feita.

11

As pessoas da organização se antecipam pro ativamente aos padrões de mudança e de melhoria

12

As pessoas da organização reconhecem outras perspectivas.

13

As pessoas usam o sistema de ações corretivas e preventivas de maneira efetiva.

14

As pessoas utilizam ferramentas e técnicas estatísticas para prevenir problemas

15

O treinamento das pessoas é visto como um investimento, não como um custo.

16

As pessoas são treinadas dentro das suas respectivas áreas de atuação e os treinamentos são bem documentados e registrados.

17

As pessoas são treinadas com base nas BPF atuais, estas normas são aplicadas na rotina de trabalho de cada u,a e os treinamentos são devidamente registrados.

18

As instalações são limpas, arrumadas e ordenadas.

19

Auto-inspeções são realizadas e utilizadas como um processo de identificar oportunidades de melhoria nos sistemas em operação e nos processos.

20

Ações são realizadas a contento para corrigir ou ajustar apontamentos provenientes das inspeções internas.

21

Existe um sistema efetivo de integração de novos funcionários tanto no nível da companhia como no nível departamental.

22

As pessoas utilizam mais as palavras “nós” e “nosso” do que “eles” e “deles”.

23

Existe um nível de estresse sadio e raramente chega a ser angustiante.

24

Um sistema de verificação/dupla verificação é utilizado de forma a não admitir tolerância a erros e enganos.

25

A liderança é visível: perguntam, respondem e ouvem as perguntas dos liderados.

26

As pessoas zelam pelo trabalho que fazem. As pessoas são donas do seu próprio trabalho.

27

As métricas de desempenho são claras, visíveis e entendidas por todos da organização.

28

As pessoas são reconhecidas pelas suas contribuições e existe um sentimento de realização ao final do turno, da semana, do mês, do ano.

29

Existe um sentimento de orgulho por toda a organização.

30

Após uma auditoria externa, os apontamentos são claramente comunicados para todos da organização.

31

Planos de ação para os apontamentos são claramente entendidos por todos da organização.

32

As metas, objetivos, planos estratégicos são claros e entendidos por todos da organização.

Este exercício aplicado individualmente à liderança demonstra a percepção dos pontos fortes e oportunidades de melhoria remetendo cada um à reflexão sobre os comportamentos desejados e condutas inconvenientes que permeiam a organização que carecem de incentivos ou ações corretivas. Aplicado coletivamente em forma de uma pesquisa, pela análise do nível de concordância e discordância de cada item, este exercício pode revelar o grau de alinhamento da liderança para com a cultura da qualidade e a percepção do nível de comprometimento com as normas BPF. Esta avaliação permite que a liderança possa discutir alguns aspectos do resultado obtido para tomada de ações.


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