bpexcelencia.blogspot.com tem a função de trazer informação útil sobre as atividades dos setores regulados (farmacêutico alimentício e cosmético)
no sentido de ajudar no desempenho, demonstração e manutenção do estado de certificação das Boas Práticas
através de artigos com abordagens estratégicas, comentários, tópicos de treinamentos, ferramentas e estudos de caso.
Assim como informações sobre a conduta e desenvolvimento das pessoas envolvidas neste segmento.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A HORA E A VEZ DA QUALIDADE


DIÁRIO DE BORDO: Em Novembro é comemorado o “Dia Mundial da Qualidade”, introduzido pelas Nações Unidas em 1990 para aumentar a conscientização mundial da importante contribuição que a Qualidade oferece para o desenvolvimento das organizações e das Nações. Não há formalmente nenhum motivo especial para a escolha da data sendo comum as empresas européias comemorarem este dia na segunda quinta-feira do mês de Novembro. Nesta economia globalizada em que vivemos o sucesso depende da qualidade, da inovação e da sustentabilidade. A qualidade é um termo que participa de todos os aspectos das nossas vidas e aproveito para parabenizar todas as pessoas que dedicam grande parte de suas vidas melhorando a satisfação dos clientes, reduzindo os custos e aumentando a rentabilidade, apoiando a inovação, identificando e administrando os riscos e assegurando a responsabilidade corporativa.

Atualmente o mundo organizacional experimenta um excesso de oferta de produtos e serviços pelo aumento da capacidade produtiva resultante do crescimento da demanda iniciada na década de 90. Este excesso de capacidade se traduz em competição obrigando as empresas a reduzirem seus custos ao mesmo tempo em que são pressionadas a aumentarem a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Nesta corrida as organizações implementam cada vez mais programas de Gestão da Qualidade que exigem um forte envolvimento de todo o contingente humano empregado.

O QUE É UM PROGRAMA DE GESTÃO DA QUALIDADE?
Consiste numa filosofia de administração voltada para a satisfação constante do cliente através da melhoria contínua dos processos. Apresenta um forte apelo comportamental, pois exige que as pessoas reavaliem suas funções e se envolvam de forma mais intensa nas tomadas de decisões no trabalho. O cliente, figura central da metodologia, não se reflete apenas no indivíduo que adquire produtos e serviços, mas também no pessoal que interage e presta serviço dentro da organização. Tem como característica uma preocupação constante com a melhoria da qualidade de tudo o que a organização faz estendendo este conceito não só ao produto final, mas também à sua distribuição, atendimento às queixas, e assim por diante. Emprega técnicas estatísticas para medir as variáveis críticas de suas operações comparando seu desempenho com padrões a fim de identificar e investigar desvios de maneira a permitir a eliminação de suas causas reais. Envolve todas as pessoas e principalmente o chão de fábrica no processo de melhoria formando equipes multidisciplinares para identificação e resolução de problemas.

Nestes tempos de mudanças rápidas é sábio incluir os funcionários em qualquer esforço para a melhoria da qualidade, pois além de ser a principal força na execução estes têm um papel cada vez mais importante no planejamento dessas mudanças.

Escrito por João de Araújo Prado Neto em 11 de Novembro de 2010.

Referência
ROBBINS, E.P. – Comportamento Organizacional – 11ª edição, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Um comentário:

  1. Prezado Amigo João,

    Parabéns pelo blog e conteúdo abordado, agradeço pela indicação referente ao Qualidade Brasil e seja sempre bem vindo, estarei sempre visitando seu trabalho.

    Votos de muito sucesso .

    ResponderExcluir