DIÁRIO DE BORDO: Crosby, o pai da filosofia Zero Defeito, se baseia na teoria de que a
qualidade é assegurada se todos se esforçarem em fazer seu trabalho
corretamente da primeira vez. Para ele a qualidade é responsabilidade dos
trabalhadores. Crosby instituiu seus 14 pontos, que
constituem as etapas de implementação de sua abordagem, são eles:
1)Dedicação da alta gerência e comprometimento através da elaboração de um documento com a política e os objetivos da empresa;
2)Constituição de equipes para melhorias coordenadas pelos gerentes;
3)Medição dos resultados;
4)Avaliação dos custos da qualidade;
5)Comunicação dos resultados aos supervisares e operários;
6)Reunião para identificação dos problemas;
7)Estabelecimento de um comitê informal para a divulgação do programa;
8)Treinamento da gerência e supervisão;
9) Instauração do dia Zero Defeitos, onde os resultados anuais são divulgados
e efetua-se o reconhecimento a todos os participantes do programa;
10)Estabelecimento dos objetivos a serem seguidos;
11)Consulta aos operários sobre a origem dos problemas;
12)Recompensar aqueles que atingiram os seus objetivos;
13)Formar os conselhos da qualidade;
14)Etapa final: faça tudo de novo.
Sua filosofia é voltada mais para o comportamento humano, como único meio
para se garantir a qualidade. O comportamento humano "Zero Defeito" é
conseguido através da motivação. Esta abordagem a curto prazo pode
atingir alguns resultados positivos, no entanto, a longo prazo a motivação das
pessoas pode acabar diminuindo e a sustentação do programa de qualidade pode ficar comprometida.
João de Araújo Prado Neto, Maio 2013.
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