bpexcelencia.blogspot.com tem a função de trazer informação útil sobre as atividades dos setores regulados (farmacêutico alimentício e cosmético)
no sentido de ajudar no desempenho, demonstração e manutenção do estado de certificação das Boas Práticas
através de artigos com abordagens estratégicas, comentários, tópicos de treinamentos, ferramentas e estudos de caso.
Assim como informações sobre a conduta e desenvolvimento das pessoas envolvidas neste segmento.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O FATOR HUMANO NO CONTROLE DE MUDANÇAS


DIÁRIO DE BORDO: Antes de implementar um plano de mudanças dentro de uma organização é de fundamental importância avaliar os aspectos humanos para garantir o sucesso dessa implantação. É de vital importância que as pessoas afetadas pela mudança compreendam, aceitem e defendam o plano de mudança organizacional, caso contrário, as pessoas vão se sentir ignoradas e protestos silenciosos na forma de lentidão no trabalho, degradação da qualidade do serviço, demissões, absenteísmo e comentários improdutivos acabarão por comprometer o plano original.

É necessária uma cuidadosa avaliação das questões humanas envolvidas na mudança a serem implementadas visando o ajuste das expectativas para a aceitação da alteração da realidade no local de trabalho. Não importa o modelo a ser utilizado, quanto mais o fator humano for levado em consideração, maiores serão as probabilidades de sucesso. Um bom plano de mudanças que valoriza o aspecto humano inclui:

ANTECIPAÇÃO – Grande parte das mudanças organizacionais está ligada a uma iniciativa da estratégia organizacional. Portanto, para cada fase da mudança considerar os impactos esperados, os não esperados e os problemas imprevistos a serem solucionados. Antecipar o inesperado é se colocar na posição das pessoas afetadas, a empatia é uma ferramenta que auxilia a analisar como você enxerga, sente e reage à mudança proposta. Organize um fluxograma lógico dos planos de ação para cada problema previsto.

PARTICIPAÇÃO – Dependendo da natureza da mudança, o envolvimento das pessoas pode variar. Quanto mais cedo e profundo o envolvimento com as partes interessadas ocorrer, maior será a probabilidade de compreensão, aceitação e entendimento da mudança proposta.

COMUNICAÇÃO – Uma forma de antecipar os problemas e os impactos é iniciar uma forma adequada de comunicação. Verifique se o conteúdo da comunicação é oportuno, adequado e dirigido ao público correto. Cuidar para que a mensagem transmita os principais pontos e indique todos os impactos envolvidos na mudança.

AVALIAÇÃO – É importante entender de antemão que uma mudança não será absorvida de imediato e que é improvável que tudo ocorra como o esperado. Porém, se o plano foi cuidadosamente planejado, e o impacto aos envolvidos foi respeitado, os erros serão melhores compreendidos e tolerados. Compaixão e credibilidade são intangíveis frente a uma avaliação financeira, porém qualquer mudança sem levar em conta essa consideração afetará o custo do plano original.

COMEMORAÇÃO – Celebrar e motivar onde o plano foi executado com relativo sucesso é valorizar o elemento humano. Dar feedback através de conversas casuais, pesquisas e avaliação de grupo mostrando as lições aprendidas e o comprometimento com as mudanças futuras com base nessas lições e correção imediata dos problemas ocasionados com alguma pessoa serão ganhos valiosos na efetivação do plano de mudança.

João de Araújo Prado Neto 07.09.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário