DIÁRIO DE BORDO: A profissão farmacêutica no Brasil vem tomando uma nova perspectiva nos seus campos de atuação. No que se refere ao medicamento a Assistência Farmacêutica é assim definida:
"Conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população (BRASIL, 2004)."
Dentro dessa cadeia do medicamento as oportunidades para o profissional farmacêutico vem crescendo nas atividades de distribuição, dispensação, acompanhamento e avaliação. Nos últimos tempos cresce muito a demanda da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica de Saúde instituído pelo governo brasileiro com o objetivo de apoiar ações de saúde na promoção do acesso aos medicamentos essenciais e promover o seu uso racional. O ministério da Saúde recentemente publicou 03 cadernos com instruções técnicas. Abaixo o link para acesso às instruções. Recomendo a leitura.