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Assim como informações sobre a conduta e desenvolvimento das pessoas envolvidas neste segmento.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

GURUS DA QUALIDADE: KAORU ISHIKAWA


DIÁRIO DE BORDO: A abordagem de lshikawa nasceu a partir da compilação de diversos aspectos do trabalho de vários especialistas como Deming, Juran e Shewart, acrescentando a estes aspectos uma grande preocupação com a participação do elemento humano e trazendo para o controle da qualidade uma visão humanística. Sua filosofia é voltada para a obtenção da qualidade total (qualidade, custo, entrega, moral e segurança) com a participação de todas as pessoas da organização da alta gerência aos operários do chão de fábrica. A filosofia de Ishikawa resume-se nos seguintes pontos:


1.A qualidade começa e termina com a educação.
2.O primeiro passo na qualidade é conhecer as especificações do cliente. 
3.O estado ideal do Controle de Qualidade é quando a inspeção não é mais necessária. 
4.Remova a causa fundamental e não os sintomas. 
5.Controle de Qualidade é responsabilidade de todos os trabalhadores e de todas as 
divisões. 
6.Não confunda os meios com os objetivos. 
7.Coloque a qualidade em primeiro lugar e estabeleça suas perspectivas de longo prazo. 
8.O marketing é a entrada e a saída da qualidade. 
9.A alta gerência não deve mostrar reações negativas quando os fatos forem apresentados 
pelos subordinados. 
10.Noventa e cinco por cento dos problemas na companhia podem ser resolvidos pelas sete 
ferramentas do Controle de Qualidade. 
11.Dados sem a informação da sua dispersão são dados falsos - por exemplo, estabelecer a 
média sem fornecer o desvio padrão.


Outra importante contribuição de Ishikawa foi a proposição da aplicação das sete ferramentas da qualidade: 

1.Diagrama de Pareto
2.Diagrama de causa e efeito
3.Histograma
4.Folhas de verificação
5.Gráficos de dispersão
6.Fluxograma
7.Cartas de Controle.

João de Araújo Prado Neto, Fevereiro de 2014.